terça-feira, 31 de maio de 2011

Dica do dia!!!!!

Cuidados com Cartões 




Se o cartão ficar retido no terminal, não abandone o local. Aperte a tecla ANULA, CANCELA, FIM ou equivalente. Faça o mesmo após qualquer operação, mesmo se não for concluída. Não aceite ajuda de estranhos. Entre em contato com o banco e informe o ocorrido. Nunca jogue na lixeira da área de atendimento qualquer tipo de comprovante emitido pelo terminal.

2 – Contrate os seguros contra fraudes
O uso de cartões é cada vez mais banal. Isso faz com que as pessoas naturalmente diminuam os cuidados. Com isso, os riscos aumentam. Proteja-se de grandes perdas. É melhor pagar alguns reais por mês e dormir tranqüilo.

3 – Mininize riscos
Não carregue ou mantenha mais cartões do que o necessário. Não potencialize os riscos. Quando receber um novo cartão, destrua o anterior.

4 – Cartão e senha são pessoais
Nunca compartilhe ou empreste seu cartão. Não informe sua senha a ninguém. Mesmo se a pessoa for de sua confiança, pode ser que ela não tenha os mesmos cuidados que você tem. Seria como fechar as portas com trancas de ferro e deixar uma janela aberta.

5 – Seja prudente
Caso desconfie que sua senha foi descoberta ou seu cartão foi clonado, extraviado ou roubado, não espere pelo pior. Bloqueie seu cartão, troque sua senha e solicite um novo conjunto para seu banco. É melhor ficar alguns dias sem cartão do que muito tempo sem dinheiro.

6 – Confira o extrato com regularidade
Corte o mal pela raiz. Quanto antes uma fraude for detectada, menores serão os estragos. Fazer um acompanhamento pelo menos semanal do seu extrato ajudará a reduzir os riscos.

7 – Diversifique suas senhas
Use diferentes números e critérios de senhas para funções distintas. Nunca use as mesmas senhas do banco ou do cartão em cadastros de sites e outros que não dispõem das mesmas rotinas de segurança.

8 – Siga as orientações do banco e da administradora
Muita gente não observa as recomendações básicas. Já foi constatado que muitas pessoas lesadas em golpes no cartão usavam senhas comuns como data do nascimento ou número do telefone e outras que guardavam a senha anotada junto ao cartão. Seja cauteloso. Atenda as recomendações de especialistas.

9 – Fique atento ao seu cartão
Quando entregar seu cartão a alguém, confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Verifique também se o valor cobrado foi correto e se o seu cartão não é passado mais de uma vez na máquina. Procure informar-se sobre qualquer situação que lhe pareça anormal.

10 – Verifique o terminal
Observe sempre que digitar o primeiro dígito da sua senha se o que aparece no visor é um asterisco ou coisa parecida. Um golpe muito comum é entregarem ao cliente o terminal aguardando a digitação do valor. O cliente digita sua senha e ela fica visível para o atendente que pede desculpas e reinicia a transação, mas já decorou sua senha.

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.

Elleanor Roosevelt

domingo, 29 de maio de 2011

REFLEXÃO

A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS: UMA REFLEXÃO DA TEORIA.

Os estudiosos da Teoria das Relações Humanas, como os psicólogos, acreditavam que os problemas nas organizações eram evidentemente de cada indivíduo. O presente trabalho procura aprofundar o nosso conhecimento na Escola das Relações Humanas, partindo de um levantamento de diversos livros pesquisados tais como Teoria Geral da Administração e outros. Observamos que esta Teoria teve o seu surgimento logo após as conclusões da Experiência de Hawthorne e o seu nascimento ocorreu pela necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho, tendo como principal objetivo visar o Comportamento Humano nas organizações, dando ênfase na organização informal que é um conjunto de relações sociais não previstas em regulamentos. Observou-se também que os operários mais produtivos eram os que se inteiravam socialmente com o grupo e não simplesmente por sua satisfação com o trabalho. Os administradores do futuro serão bons líderes se aprofundarem seu conhecimento nesta Teoria, pois os ajudará em seu desempenho profissional com relação aos seus subordinados.

sábado, 21 de maio de 2011

Elton Mayo e a Experiência de Hawthorne



Georges Elton Mayo (Adelaide, Austrália, 26 de dezembro de 1880 — Polesden Lacey, Reino Unido, 7 de setembro de 1949) foi um sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial estadunidense.

Chefiou uma experiência em uma fábrica da Western Eletric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Esta experiência caracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Abordagem Clássica da Administração.
  Experiência de Hawthorne tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotação do pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. 

Esta experiência, na sua primeira fase, pretendia confirmar a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários. Nos resultados, os observadores não encontraram correlação direta entre as variáveis, não apresentando comprovação do objetivo inicial, e sim somente a preponderância do fator psicológico ao fisiológico.

Na segunda fase ocorreu o desenvolvimento dos seguintes campos: social, gerado pelo trabalho em equipe; e de liderança: gerado pelos objetivos comuns. As condições da sala experimental permitiam que se trabalhasse com liberdade e menor ansiedade: supervisão branda (sem temor ao supervisor, que passou a desempenhar o papel de orientador); ambiente amistoso e sem pressões, proporcionando um desenvolvimento social e a integração do grupo entre si.
Seguiu-se à terceira fase, na qual foi verificada, por meio do Programa de Entrevistas (que consista em entrevistas com os empregados para conhecer suas opiniões e sentimentos), onde foi constatada a existência de uma organização informal de operários, em que existia lealdade e liderança de certos funcionários em relação ao grupo, com suas próprias regras de procedimento e que, em caso de contradições à vontade deste grupo, havia uma punição, que não era formal, mas aplicada pelo grupo ao membro.
A esses resultados houve grande aprovação, e em consequência disso criou-se a Divisão de Pesquisas Industriais. Consequentemente veio a quarta fase, tendo como foco de observação a igualdade de sentimentos entre os membros do grupo e a relação de organização formal e informal, que tinha por finalidade a proteção contra o que o grupo considerava ameaças daAdministração da empresa a qual trabalhavam.

As principais conclusões da experiência de Hawthorne:

1.Os empregados não são motivados apenas por fatores externos, como pagamento e condições físicas do ambiente de trabalho; havia fatores psicológicos que afetavam a produtividade, e não só fisiológicos


2.O relacionamento social entre os operários e a supervisão provocava condições de trabalho que favoreciam o aumento da produtividade do funcionário.
3.Os grupos informais afetavam mais os resultados de produção do que as determinações da alta administração. Por isso,a importância da satisfação no ambiente de trabalho.


4.O volume de produção de um operário não está ligado exclusivamente a suas habilidades ou a sua inteligência, mas também ao seu relacionamento grupal.



Segundo Elton Mayo, a organização indústrial tem duas principais funções:


 Produzir bens e Serviços (função econômica) 





e distribuir satisfações entre seus participantes ( função social).  



domingo, 15 de maio de 2011

Dica do dia

 Mantenha sua vida pessoal afastada do trabalho
O mesmo acontece com a sua vida profissional, ou seja, para que esta seja levada da melhor forma possível de jeito a e conseguir obter os resultados pretendidos, é extremamente necessário que se abstraia de todos os outros problemas que não estejam ligados à sua vida profissional.
Tal como acontece com qualquer outro emprego, é necessário que não leve os seus problemas pessoais para o seu local de trabalho, pois nem os seus colegas de trabalho nem os seus clientes têm a obrigação de levar com estes, mesmo que os Freelancers trabalhem sozinhos, não devem permitir que os problemas pessoas lhe tirem a concentração e atenção que os projetos e as tarefas diárias necessitam. É igualmente importante que não exponha as suas frustrações nos contatos que efetua com os clientes, seja por telefone ou por e-mail.
A melhor forma de o fazer é tentar manter a sua concentração ao máximo por um período de tempo mais curto, utilizando as pausas para descansar e recuperar formas para mais um período de trabalho intenso (poderá usar essas pausas para tomar decisões pessoais ou ter pensamentos sobre a sua vida pessoal, mas não em demasia). Por vezes em determinadas tarefas e projectos, é muito mais produtivo trabalhar menos tempo mas realmente focado do que demasiadas horas mas sem a atenção necessária.
Lembrem-se que mais importante do que o tempo que demora para entregar um projecto concluído é a qualidade com que este se encontra, qualidade essa que apenas é possível atingir se estiver 100% focado no mesmo e não nos problemas pessoais que possa ter.

domingo, 8 de maio de 2011

A Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceites são contestadas na busca da causa da crise. As novas idéias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:
  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
  • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.
A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_rela%C3%A7%C3%B5es_humanas

Juramento do Administrador


adm.jpg
“PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA.”

Dica do Dia

Economia de Energia Elétrica


Chuveiro Elétrico :


É um dos equipamentos que mais consome energia.
Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h).
Nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.
 
Lâmpadas :

Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas e deixe a luz do sol iluminar a casa.
Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia.

Fonte: http://www.natureba.com.br/economia-energia-eletrica.htm

Max Weber

Sociólogo alemão

21/04/1864, Erturt, Alemanha
14/06/1920, Munique, Alemanha 
Divulgação/Universidade de Heidelberg
Weber é um dos fundadores da Sociologia, autor de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"
Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar.

Em 1884 reiniciou os estudos universitários, em Göttingen e Berlim, dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito. Trabalhou na Universidade de Berlim como livre-docente, ao mesmo tempo em que era assessor do governo. Cinco anos depois, escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a Idade Média. A seguir escreveu a tese "A História das Instituições Agrárias". Casou-se, em 1893, com Marianne Schnitger e, no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a de Heidelberg.

Depois disso, passou por um período de perturbações nervosas que o levaram a deixar o trabalho. Só voltou à atividade em 1903, participando da direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais da Alemanha. No ano seguinte publicou ensaios sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", que se tornaria sua obra mais conhecida e é de fato fundamental para a reflexão sociológica.

Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: "A Situação da Democracia Burguesa na Rússia" e "A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada". No início da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg.

Quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso "Uma Crítica Positiva da Concepção Materialista da História". Em 1919 pronunciou conferências em Munique, publicadas sob o título de "História Econômica Geral". No ano seguinte faleceu em consequência de uma pneumonia aguda.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u508.jhtm

domingo, 1 de maio de 2011

Dicas do dia

Mau hálito: evite e não passe vergonha


Segura essas dicas do especialista:

.
*Beba muita água: pelo menos 2 litros por dia.


*Escove muito bem os dentes e a língua. Lembre-se que escovar bem não significa usar a força. Escove sempre depois que comer e também em outros momentos que julgar necessário. Escovar os dentes só é demais se virar TOC (Transtorno Obsessivo compulsivo)!

*Use o fio dental após cada refeição. Restos de comida se decompondo no meio dos dentes causam mau cheiro (ecat!).

*Faça bochechos com anti-sépticos bucais ou com água com uma pitada de bicarbonato de sódio.

*”Estar sempre bem alimentado também ajuda, pois evita a acidez estomacal”, esclarece Dr. Héber.

*Para dar uma tapeada, mastigue chiclete (de preferência sem açúcar). Ele realiza uma limpeza mecânica dos dentes, porém não substitui a escovação.

*Se o problema for digestivo, procure um médico (óbvio!), mas de qualquer maneira, evite comer carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho, cebola. Dê preferência ao leite desnatado e ao queijo branco ou ricota.
*Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais, pois eles ajudam na limpeza mecânica e total dos dentes

http://dicadodia.com/mau-hlito-evite-esse-pesadelo-e-fale-bem-de-perto/

Pensamento

"O destino de nossos tempos está caracterizado pela racionalização e intelectualização, e acima de tudo, pelo desencantamento do mundo."  (Max Weber )